O Tummy Time é um dos melhores exercícios para o bebê!
Muitas vezes, pensamos no Tummy Time como forma de ajudar a fortalecer o tronco do bebê, porque estamos focando na parte “barriga”. Mas sabia que também tem benefícios para os músculos da cabeça e do pescoço do bebê?
Aqui estão alguns dos benefícios para a cabeça e o pescoço do bebê como resultado do Tummy Time.
O Tummy Time ajuda o bebê a usar o pescoço para levantar a cabeça
Quando o bebê está deitado de costas, eles não precisam usar tanto os músculos do pescoço. Eles podem deitar de costas com um pescoço relaxado e olhar para cima, que é uma das razões pelas quais o bebê deve sempre dormir de costas. Mas quando o bebê está de barriga para baixo, eles são desafiados a usar seus músculos “extensores” do pescoço, que são músculos que endireitam o pescoço para levantar a cabeça. Esses músculos ajudam o bebê a sustentar a cabeça enquanto estão de barriga para baixo, para que possam olhar ao redor e interagir com seu ambiente. O bebê tentará levantar a cabeça por alguns segundos por volta de 1 mês, mas só aos cerca de 3 meses de idade que eles serão capazes de levantar a cabeça e ter um controle estável da cabeça.
Aqui está uma dica de especialista em Tummy Time:
Tente ficar na altura dos olhos do bebê durante o Tummy Time, e fale e sorria para eles! Eles adoram o som da sua voz e ver o seu rosto. Isso motivará o bebê a tentar levantar a cabeça para olhar para você.
O Tummy Time ajuda o bebê a sentar-se sozinho
Uma parte importante do bebê conseguir sentar-se sozinho é ter a força do pescoço para manter a cabeça erguida. Sentar-se sozinho é um marco importante de 4 a 6 meses, porque uma vez que o bebê pode sentar-se sozinho, eles podem começar a comer alimentos sólidos! Começar com sólidos tem benefícios para sua alimentação, desenvolvimento sensorial e motor.
Experimente isso durante o Tummy Time para ajudar na força do pescoço do bebê:
Aos 3 meses de idade, coloque o bebê de barriga para baixo em uma bola de exercícios, segurando os lados para apoio. Mova lentamente a bola em direção a você e para longe de você, permitindo que o bebê levante e mantenha a cabeça mais facilmente.
O Tummy Time previne achatamento da cabeça do bebê:
Quando o bebê passa muito tempo deitado de costas, eles podem desenvolver uma condição chamada plagiocefalia posicional. De forma mais simples, a plagiocefalia posicional são aplanamentos que podem se formar na cabeça do bebê. O crânio do bebê é mole e pode mudar de forma dependendo de como o bebê coloca pressão na cabeça. Essa pressão é aplicada quando o bebê deita de costas, então ficar de bruços ajuda a evitar que o bebê desenvolva esses achatamentos! Por isso é tão importante que o bebê durma de costas e brinque de barriga para baixo.
O Tummy Time previne o pescoço rígido
O “pescoço rígido” também é conhecido como torcicolo congênito. Isso também pode se desenvolver quando o bebê passa muito tempo deitado de costas e vira a cabeça em uma direção. É útil mudar a direção do sono do bebê na cama todas as noites.
Aos 2 meses, o bebê possivelmente estará inclinando a cabeça para um lado durante o Tummy Time. Observe para garantir que eles alternem a inclinação para ambos os lados em vez de sempre favorecer um lado, o que pode ser um possível sinal de torcicolo posicional.
Conclusão
Ficar de bruços é uma ótima opção para os bebês, lembre-se dormir de costas e brincar de bruços. Pensando no desenvolvimento saudável dos bebês, e em como podem surgir algumas duvidas durante a pratica, desenvolvi um curso online sobre Tummy Time, explicando a maneira correta de praticar com os bebês desde recém nascido até os 6 meses. Importante lembrar, que embora o curso seja muito completo, ele não substitui a consulta com um profissional especializado em fisioterapia pediátrica caso seu bebê apresente algum sintoma.