Dicas para ajudar o bebê a engatinhar, mesmo que ainda não tenha começado!

Engatinhar é um marco importante no desenvolvimento do bebê, pois marca o início de sua independência ao se mover.

Bebê engatinhando no chão da sala.

Existem inúmeros benefícios em engatinhar, para além do desenvolvimento motor, como o aprimoramento visual, imunológico e psicoafetivo. Este desafio é altamente benéfico para o desenvolvimento cerebral, fortalecendo diversas áreas do cérebro.

Alguns bebês podem não engatinhar, e isso não significa que eles terão algum problema em seu desenvolvimento, entretanto, a ausência de um marco ainda é algo que deve ser levado a um profissional da saúde, como um fisioterapeuta pediátrico por exemplo.

Devemos nos perguntar e entender, o bebê não engatinha porque não foi estimulado ou porque não consegue?

Em muitas culturas os bebês tem capacidade para engatinhar, mas não engatinham porque não são estimulados e desenvolvem normalmente. Entretanto, existem bebês que não engatinham porque existe algum tipo de bloqueio/trava/disfunção articular, óssea, fascial e/ou muscular.

Existem sinais que nos dizem se um bebê pode ter dificuldade de engatinhar como dificuldades prévias de fazer o bruços, estender totalmente os braços e rolar.

O engatinhar é uma consequência de vários mini marcos motores prévios.

Caso o bebê ainda não tenha começado a engatinhar, devo entrar em contato com um profissional de saúde?

Atualmente muitas pessoas veem outras crianças, de diferentes idades fazendo coisas que seus filhos ainda não fazem, ou podem não fazer, mas não se desespere. Se o bebê tiver mais de 11 meses e ainda não tiver começado a rastejar, entre em contato com um profissional de saúde para informá-lo de que o seu ainda não atingiu esse marco.

É importante fazer observar alguns pontos sobre o desenvolvimento motor do bebê:

  • O bebê está tentando alcançar coisas ou mover as pernas?
  • Ele está tentando se movimentar no ambiente?
  • O bebê tem feito Tummy Time?
  • O bebê está tentando ficar de pé ou andar?
Bebê se levantando com ajuda de uma cadeira.

Aprender a engatinhar pode ser um desafio complexo para o bebê, pois é a primeira vez que eles se movem de forma independente.

Conclusão

Bebês são sempre curiosos, e estarem motivados a explorar os ambientes em que vivem pode ser um ótimo incentivo para começarem a engatinhar. E eles sempre encontram uma maneira de fazer isso, seja rolando, seja se arrastando ou até mesmo pulando direto para a fase de andar. Caso não estejam fazendo isso, é importante observar os pontos listados acima sobre o desenvolvimento deles para poder comunicar com precisão para um profissional da saúde.