Quando você tem gêmeos, é comum comparar como eles se comportam. Você observa o que eles gostam de comer, como brincam e até mesmo como dormem. No entanto, será que os marcos de desenvolvimento dos gêmeos devem ser comparados?
Mesmo compartilhando tantas experiências, é natural se questionar se os gêmeos devem atingir os marcos de desenvolvimento ao mesmo tempo. Como eles recebem o mesmo tipo de estimulo e educação, não seria de se esperar que eles se desenvolvessem na mesma velocidade?
A resposta é não, os gêmeos são duas pessoas únicas e possuem muitas diferenças individuais. Assim como um pode preferir mamão e o outro optar pela melancia. Portanto, se um gêmeo está andando e o outro ainda está engatinhando, isso é perfeitamente normal! OBS.: Desde que seja dentro das margens de janela de oportunidade de aprendizado da habilidade específica.
Veja como acompanhar o desenvolvimento deles:
Preste atenção às faixas etárias, em vez de se ater a dias ou semanas específicas
Normalmente os marcos do desenvolvimento dos bebês são divididos em faixas etárias, ao invés de meses exatos. Isso acontece pois cada bebê é diferente, inclusive os gêmeos. Portanto, se um bebê atingir um marco que é esperado que ocorra entre os 5 e 6 meses, tanto no 5º como no 6º mês, é perfeitamente normal, o que muda é que um pode acontecer antes e outro depois.
Gêmeos tem ritmos diferentes, acompanhe-os.
Como são duas pessoas únicas, o ideal é acompanhar cada estagio de desenvolvimento de forma separada. É provável que aconteça variações entre o alcance dos marcos. Por exemplo: um pode começar a engatinhar primeiro o outro pode começar a levantar sozinho antes.
A prematuridade deve ser levada em consideração
Alguns bebê nascem prematuros e isso pode acontecer com gêmeos também. Portanto, em casos de prematuridade, é necessário ajustar a cronologia, mas isso não significa que o bebê estará atrasado.
O seu pediatra deve te explicar sobre a IDADE CORRIGIDA para que seja exigido deles as habilidades referentes a data que ele deveria ter nascido e não na qual nasceu.
Conclusão:
Assim como qualquer outra criança, acompanhe os marcos de desenvolvimento dos gêmeos para garantir que sejam atendidos. Caso um dos bebês apresentem algum problema ou dificuldade no alcance de algum dos marcos esperados, procure um profissional da saúde para garantir que está tudo bem.
Mas não se preocupe se os bebê gêmeos apresentarem velocidades diferentes para atingir determinados marcos ou adquirir novas habilidades, continue estimulando o desenvolvimento motor deles e uma ótima maneira de fazer isso é com o Tummy Time.