Dicas e Técnicas Essenciais para o bebê fazer Tummy Time

Eu sempre enfatizo a importância do Tummy Time para os bebês, desde os recém nascidos até os 6 meses de idade. Aqui vou passar algumas dicas valiosas e técnicas para ajudar com que os bebês fiquem de bruços.

Bebê recém trocado fazendo uma sessão de Tummy Time.

Embora já tenha explicado isso em vários vídeos no Instagram e Youtube e outros textos aqui no blog, gostaria de fazer uma breve introdução sobre a importância do bebê ficar de bruços.

Por que o Tummy Time é crucial para os bebês?

O Tummy Time ajuda no desenvolvimento dos músculos vitais do pescoço, das costas e dos ombros, essenciais para alcançar marcos motores. Também ajuda a prevenir atrasos motores e condições como Plagiocefalia posicional onde o bebê fica com a cabeça chata, por ficar muito tempo com uma pressão na cabeça e Torcicolo se os músculos do pescoço não estiverem bem desenvolvidos. Além disso, a estimulação visual e sensorial dos bebês é estimulada quando estão de bruços, pois eles conseguem explorar o ambiente, ver cores e pegar objetos ao seu redor.

O bebê não gosta de ficar de bruços?

Posicionar um bebê de barriga para baixo pode ser desafiador inicialmente, pois eles devem lidar com a gravidade para manter a cabeça erguida. Além disso, os bebês podem se sentir desconfortáveis ou restritos nessa posição, o importante é não deixar de fazer, claro sem forçar muito.

Por quanto tempo devemos deixar os bebês de bruços?

Comece com sessões curtas várias vezes ao dia e aumente gradualmente a duração à medida que seu bebê fica mais confortável e habilidoso.

Atividades Empolgantes durante o Tummy Time:

1.Frente a Frente:

Enquanto o bebê faz Tummy Time, experimente deitar-se de frente para ele, promovendo contato visual e fortalecendo o vinculo entre vocês.

2. Tummy Time no colo:

Acalme o seu bebê colocando-o de barriga para baixo em seu colo com apoio gentil da sua mão em seu bumbum.

3. Explorando o ambiente:

Colocar brinquedos espalhados pelo ambiente em que o bebê irá ficar de bruços pode ajuda-los a estimular o visual do bebê e também o alcance, a medida que o bebê for evoluindo, ele irá conseguir se arrastar para pegar os brinquedos.

4. Na troca de Fralda:

Incorpore intervalos breves de Tummy Time em atividades diárias como trocas de fraldas ou banhos, aumentando gradualmente a duração para estabelecer uma rotina.

Bebê brincando enquanto faz Tummy Time e sua mãe acompanhando.

Conclusão:

É crucial acompanhar o bebê durante as sessões de bruços, permitindo apenas enquanto estão acordados. Para dormir, é recomendado que fiquem deitados de costas. Lembre-se que existem marcos que os bebês devem atingir em determinadas idades, portanto, não se preocupe se não conseguirem fazer todas as atividades de uma vez. Para mais orientações detalhadas sobre o Tummy Time e como praticar do jeito certo com o seu bebê, montei um curso explicando tudo, basta clicar aqui para acompanhar. Lembrando que caso observe algo incomum com o seu bebê, é necessário leva-lo em um profissional de saúde especializado em pediatria.